Menos expectativa, mais ação

A parte mais difícil dos meus últimos dias tem sido deitar a cabeça no travesseiro e dormir. Não consigo me desligar, mas sei que não é insônia.

Minha mente parece um carrossel maluco cheio de pensamentos e ideias, mas fico estagnada sem saber por onde começar. Essa noite decidi pegar um caderno e caneta para escrever sobre o que estava matutando. Foi quando lembrei do início dos meus planos em viajar com meu filho pelo Mundo.

Benício e mamãe em uma parceria cheia de esperanças

Eu tinha uma expectativa absurda com esse período sabático. Me planejei de forma “administrativa” e acabei deixando a intuição de lado. E foi a partir dessa “falha” que o caminho muitas vezes foi tortuoso. Sim, eu fechei os olhos para meu sexto sentido e muitas vezes deixei o medo ser meu guia. Até mesmo à intuição do meu filho, meu fiel parceiro de viagem nessa aventura, eu não dei ouvidos: “Ele é só uma criança “, eu pensava, e hoje percebo que o Universo me mostrou muitos caminhos através dele, e eu esperei respostas da vida por outras maneiras. E as tive, não tão carinhosas como as que vieram do BEN.

Compreendi ali o quanto nos tornamos responsáveis pela expectativa que cultivamos.

Descobrindo um Mundo de aprendizados com ele

Em diversos momentos eu investi minhas decisões pautada em vivências de outros viajantes pelo Mundo, sem me dar conta de que só eu poderia escrever a história que eu e meu filho estávamos vivendo, que ninguém nunca esteve naquele dia, hora e local, além de nós, sendo nós!

E foi a partir daí que eu comecei a temer a ideia de escrever minhas experiências em um blog ou alguma rede social. Eu travei! Não queria ser o exemplo de acerto ou erro de alguém.

O primeiro comentário do meu blog (que tiveram apenas dois, até hoje) foi de uma seguidora que se sentiu decepcionada por eu ter prometido falar sobre meu planejamento e vivências durante um período viajando o Mundo sozinha com meu filho e, percebeu que eu tive muitas dificuldades e estava me questionava sobre o por quê de eu ter iniciado essa jornada. Me disse que decidiu, em razão da MINHA EXPERIÊNCIA, que o sonho dela deveria ficar adormecido, pois “não era fácil “. (Quem disse que seria, não é mesmo?)

Você é co-responsável pela sua vida. Cocrie a realidade que deseja!

Ao mesmo tempo em que aquilo me fez desmoronar e me trazer a tona um sentimento de culpa, larguei o vitimismo e me tornei mais forte com aquela situação. Eu não desisti. E persisti com muita consciência de que tudo faria sentido um dia. E fez! O que parecia uma fuga ou busca frenética pelo desconhecido, transformou nossas vidas para sempre! Se eu queria me sentir mais livre, não deveria estar me auto pressionando para dar respostas ou mostrar uma falsa realidade nas redes sociais para alimentar com hipocrisia uma  imagem distorcida do que estávamos vivendo. As máscaras já não me caiam mais bem. Eu as havia deixado no Brasil, quando partimos, em 4 de março de 2017.

Uma coisa eu posso dizer com toda a certeza do mundo: o Universo vai sempre conspirar a seu favor se você se abrir para a vida. Quando você se liberta de você mesmo, das suas próprias amarras, “pré-conceitos”, falsas limitações e medo, tudo flui.

Não, não será tudo rosas. Mas rosas têm espinhos e isso não as deixa menos belas ou mais fracas. Os espinhos tem função essencial em sua existência, assim como um caminho com lombadas, curvas e buracos, também fará na nossa, na sua.

Equilíbrio entre corpo e mente: o amadurecimento na jornada é notável!

A vida segue em frente. Sim, ENFRENTE!!!
Enfrente seus medos e dúvidas. Aliás, a dúvida é saudável até certo ponto. Que bom ter opções, mas lembre de se deixar guiar pelo coração! A razão é traiçoeira, mas é ao mesmo tempo necessária para equilibrar a vida.

Recorde -se de onde veio, quem você é, ou quem você deixou de ser quando cresceu. Cuidado com o que fará com o que fizeram com você. Perdoe. A si mesmo e ao que a vida lhe proporcionou. Um dia, como eu disse, tudo fará sentido.

Sonhe, idealize e principalmente, realize. Quantas vezes quiser e do tamanho que desejar! Queira o horizonte, mesmo que alguém já tinha ido lá – ou não. Se vai dar certo ou não, é outro assunto. E se não der, recomece novamente.

Erros e acertos são degraus de crescimento para cada história de vida e moldam quem você é.

Todos nós precisamos de espaço e um momento a sós.

Não se entregue ao comodismo, saia já dá sua zona de conforto e assuma as rédeas da sua própria realidade.

O mundo não precisa acreditar em você. Você se basta! Use isso para fazer o bem, a você e ao seu redor. Se é para inspirar alguém, que seja através da sua garra, atitude e força. Ou até da sua fraqueza. Não se esconda a partir de uma decepção, tristeza ou medo, e lembre-se que você pode chorar, e então aproveite para que essas lágrimas reguem suas raízes, para que assim você floresça ainda mais vigorosa (o)!

Mantenha o comando da sua vida, mas deixa ela te surpreender. O tempo está aí batendo a sua porta e tudo que você precisa fazer é convidá -lo para entrar e recebê -lo com coragem e amor.

Não são só as portas que se abrem… esteja atento aos sinais!!!

Grande abraço com todo o meu carinho e gratidão!!!

Autor: Mãe do Ben

Descobriu que é hora de levantar vôo, e agora carrega seu maior Ben nos braços, dando asas à felicidade rumo a viagens inesquecíveis mundo afora.

19 pensamentos em “Menos expectativa, mais ação”

  1. Sigo você, em silêncio… percebi que os rumos da história mudaram e sabia que você viria falar sobre isso. E que surpresa! Quando vc plnejava sua viagem eu planejava parar de trabalhar pela primeira vez na vida por causa da minha filha. Fiz, mas não foi fácil. Agora ela vai fazer um ano e estou me preparando para o recomeço. Seu texto veio bem na hora certa. Obrigada!

    1. Olá Juliana! Faz toda a diferença ouvir o coração né? Parabéns pela atitude de acreditar em você mesma. Vou torcer pra que esse seu recomeço seja repleto de alegrias, realizações e bons desafios!!! Compartilha comigo sempre que desejar! Muito obrigada por seu comentário e carinho!

  2. Show seu texto!! Super te admiro. Ha exatamente 4 meses me deixei vencer pelo medo e fiz meu marido desistir de uma vaga p Alemanha, e hj super me arrependo pq o medo cega a gente. Mas agora estou na terapia me preparando p uma próxima oportunidade e vou seguir a diante mesmo c medo.

    1. Oi Raquel, como vai? Obrigada pelo carinho! Oportunidades sempre irão aparecer. Não se culpe e agradeça por ter percebido que os sabotadores podem nos amedrontar, mas não podemos deixar com que o medo assuma as rédeas da nossa vida. Posso te sugerir pesquisar sobre o HOPONOPONO para limpar um pouco desse sentimento de culpa que a gente sente! Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata! beijao e me conte dos novos passos se quiser. Vou adorar!!!

  3. Eh isso! Superar medos fortalece! Ter coragem fortalece! É esse é o legado lindo que você está deixando para seu maior amor na vida! Siga em frente e ENFRENTE! Já está dando tudo certo! E lembre-se. Talvez a lição mais importante da minha vida. A gente pode errar e pode ter flexibilidade de mudar de ideia e tentar de novo e de novo e de novo. Essa é uma das belezas da vida! ❤️ Suas histórias inspiram muito!

    1. Sabrina, que linda mensagem!!! Tão bom quando a gente encontra semelhantes que acreditam na beleza dos sonhos e na fortaleza que somos!!! Gratidão por estar nessa conosco

  4. Rafa!! Que vivência maravilhosa, obrigada por compartilhar!! O equilíbrio, caminho do meio será sempre a melhor opção mesmo. Unindo coração e mente!! Gratidão!! Bju e boas descobertas pra vcs!!

    1. Oi Michele querida! Quantos aprendizados em cada etapa da vida não é mesmo? E cada uma de vocês, que estão no meu caminho com tanta bravura e autoconfiança, são um espelho de força que eu trago junto à mim. Muito obrigada pela gentileza de sempre! Beijão e nos vemos por aqui ou aí

  5. Nossa!!! To emocionada aqui… me vi em sua trajetória! Quando tudo parecia perfeito na minha vida, decidi ouvir meu coração. E comecei nesta jornada de mudança de vida com minha família e uma companheira não muito agradável – a insegurança, em todos os sentidos, com a língua, o trabalho, tudo!!! Após muito tempo entrando em contato comigo mesmo, as coisas começaram a fazer sentido e senti realmente q estava no caminho certo. Todas as experiências que já tive foram complementares para onde estou hoje. E agora tento acalmar todos os dias a mente controladora que nos faz ficar presos no passado ou no futuro, e procuro viver de verdade o AGORA, confiando na perfeiçao do Universo! Rafa te admiro demais, fiquei super preocupada com vc qdo me ligou em Orlando. Mas sei que nada é por acaso e a vida é uma escola, por isso estou muito feliz pelas suas conquistas e por também ter aceito o desafio de viver na incerteza, mas na certeza que vai dar tudo certo!!! Desejo que vocês tenham as experiências mais maravilhosas e que vc compartilhe conosco!!! E se decidir vir ao Canadá, vcs ja tem casa para ficar!!! Deus os abençoe mais e mais!

    1. Bianca, eu me lembro como se fosse hoje quando você me disse que havia sido selecionada para o curso nos EUA e toda a euforia e anseio em “largar tudo” por 6 meses. Tudo aconteceu rápido e eu tive o prazer de acompanhar sua trajetória e soube que voce não voltaria mais. E saiba que eu vi você como uma grande inspiração para dar esse grande passo. Você é guerreira e determinada ao extremo. Lembre -se disso sempre estou feliz por você, por mim, por nós! E agora você recomeçou no Canadá? Uauu, desejo muita satisfação pessoal e profissional! Beijos e obrigada por tudo

      1. Obrigada pelas palavras Rafa! Sim, você acompanhou tudo mesmo hehe. Iniciamos um novo ciclo aqui, agora para ficar! Que seus caminhos sejam iluminados pela luz e que todos os dias você tenha a força de continuar e persistir na criação do seu próprio caminho. Beijossss

  6. Tanta verdade no que vc escreveu! Enfrente! Siga em frente! Sinônimos! Essa lição que ele está tendo, nunca vai esquecer e nunca ninguém, vai tirar! Vc inspira! Continue!

    1. Oi Ana Maria, confesso que também acredito que esse é o “mistério” da realização pessoal: acreditar em nosso potencial e sonhos, e despertar para transformá -los em realidade! Obrigada!!!

  7. Rafa,
    Te acompanho desde o começo tb.
    Nunca comentei nada por aqui porque também estou na estrada é você sabe que às vezes é fogo!
    Mas esse texto eu não poderia deixar passar.
    Eu amei!!!

    1. Camila obrigada por estar aqui junto à nós, mesmo com toda a agitação que uma volta ao Mundo proporciona. Acompanho vocês com carinho também e torço por conquistas e realizações

  8. Nossa como foi gratificante ler seu texto!! Sabe estou numa fase onde estou pretendendo mudar o rumo dá minha vida e quero poder desfrutar,conhecer sentir entender me superar junto com meu filho!! Lendo esse texto me encoraja a seguir enfrente é obvio q tenho q me programar pois espero conseguir algumas experiências e aprendizado em 2018!! Parabéns por compartilhar sua experiência conosco!!

    1. Oi Karlla! A cada comentário que recebo meu coração se enche de emoção. Envio as melhores energias para que você atinja seus objetivos e sonhos. Não existe uma fórmula mágica de “como dar certo”, mas o primeiro passo é exatamente esse: genuinamente desejar algo, ver esse sonho se realizando. Quando a gente mentaliza uma realidade, ela fica a poucos de se concretizar. Se quiser, me chama no inbox em Viagens do Ben (no facebook ou Insta) que a gente pode trocar figurinhas. Será um prazer conversar com você! :* Obrigada!

  9. Olá ameiii seu texto,li 1 já cliquei no próximo,me identifiquei fui tomada por uma vontade de arrumar a mochila com poucas coisas combinar com os filhos (já adultos)vamos sair por aii,tentar coisas novas outro país,dizer vcs dão jovens terão mais chances,li cada comentário,cada resposta me identifiquei novamente.Obrigado por compartilhar suas experiências com todas nós.Bju boa sorte em sua caminhada, alegrias,aprendizado,amor e paciência para os dias difíceis.

    1. Que presente desse mundo virtual, ter pessoas com a mesma fome de viver que a gente, cruzando nosso caminho. Vá sim! Chame seus “meninos”, que serão pra sempre criança, como nós mamães, para experimentar com você a mais rica herança que podemos deixar a eles. Beijão!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *